"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





Pequeno Glossário da Aviação Comercial

Glossário de terminologias, jargões, gírias, etc. usados por tripulantes na aviação comercial. Para você já ficar inteirado, "se sentindo" e não boiar nas conversas!

AERONAVE – Todo aparelho manobrável em vôo, que possa sustentar-se e circular no espaço aéreo mediantes reações aerodinâmicas, apto a transportar pessoas ou coisas.

AFA – Associação dos Fofoqueiros da Aviação
Responsável por espalhar notícias, boatos e fofocas envolvendo tudo o que diz respeito à aviação e tripulantes.
Ex. Isso é AFA! (informação mentirosa que circula de boca em boca)

APRESENTAÇÃO – Horário em que o tripulante deve comparecer ao D.O. da empresa para efetuar sua programação. Geralmente 1 hora antes da decolagem do seu vôo.

BIN – Compartimentos situados na parte superior das cabines das aeronaves para guardar bagagens de passageiros.

BRIEFING - (inglês) Reunião que os tripulantes fazem antes de cada voo para dar e receber instruções sobre procedimentos diversos (segurança, serviço de bordo, etc.) que devem nortear o trabalho.

CCF - Certificado de Capacidade Física. Fornecido pelo CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial) para atestar que o tripulante se encontra fisicamente apto a exercer suas funções a bordo. Documento indispensável para a obtenção da Licença de voo.

CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial. Unidade da DIRSA (Diretoria de Saúde da Aeronáutica) onde se realizam os exames médicos de todo pessoal aeronavegante.

CHT - Certificado de Habilitação Técnica. Documento exigido para exercer função a bordo de determinada aeronave. O CHT é individual para cada aeronave que o tripulante for habilitado.

D.O. - Despacho Operacional
Dependências da Empresa em aeroportos onde os tripulantes se apresentam para efetuar programações de vôo ou reserva, checar escalas, saber das novidades, etc. Em algumas empresas é chamado de D.T. (despacho de tripulantes).

EQUIPAMENTO – Tipo de aeronave
Ex1. Qual o equipamento que você voa?
Ex2. No vôo para Brasília haverá troca de equipamento

ESCALA – Programação mensal do tripulante com todos os vôos, reservas, sobreavisos e folgas daquele mês. Geralmente é publicada 48 horas antes do primeiro dia do mês.

ETA – Horário de pouso de um vôo.

ETD – Horário de decolagem de um vôo.

FINGER – Passarela operada mecanicamente que liga o portão de embarque à aeronave.

GALLEY – Local onde são embarcadas e armazenadas a comida e as bebidas que serão servidas durante o vôo. Na galley também encontram-se os fornos elétricos para aquecer as refeições, caixas de gelo, copos descartáveis, trolleys e todo material necessário para a execução do serviço de bordo.

HORA UTC – Hora local no meridiano de Greenwich.

HORA ZULU – O mesmo que HORA UTC (Unidade de Tempo Contemporâneo)

JUMP SEAT – Assento retrátil usado para pouso e decolagem dos comissários. Geralmente localizados próximo às portas de saída e/ou às galleys.

NARROW-BODY - (inglês) Aeronave com um corredor.

P.A. – Passengers Address.
 Microfone utilizado para fazer anúncios a bordo das aeronaves.

PAX – Sigla para designar passageiro na linguagem escrita.

PERNA – Trecho de um vôo.
Ex. Rio-São Paulo = 1 perna
      Rio-São Paulo-Rio = 2 pernas

PERNOITE – Local onde o tripulante vai repousar quando a serviço da empresa.
Ex. Esse vôo tem pernoite em Recife.

REGULAMENTAÇÃO – Conjunto de leis que regula o exercício da profissão de aeronauta, no tocante a limites de horas de jornada, limites de horas de vôo, repouso, folgas, etc.

REGULAMENTAR (verbo) – Quando o tripulante ultrapassa os limites de horas de jornada ou de horas de vôo.
Ex. O comissário não pode efetuar o vôo porque está regulamentado.

TROLLEY – Carros com rodas multidirecionais onde ficam acondicionadas as refeições e/ou bebidas que serão servidas aos passageiros. Para utilizá-los no serviço de bordo, coloca-se as bebidas na parte superior e as refeições vão na parte interna. Os trolleys são usados tanto no oferecimento quanto no recolhimento do serviço de bordo.

UTC – Unidade de Tempo Contemporâneo.

WIDE-BODY - (inglês) Aeronave com dois corredores.